Eleições sindicais: Nota pública da Comissão Eleitoral

As membros titulares da Comissão Eleitoral legitimamente eleita em Assembleia Geral para conduzir o processo eleitoral para a escolha da nova direção do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) para o triênio 2023/2026, a ocorrer no próximo dia 20 de novembro, vêm a público MANIFESTAR REPÚDIO contra uma versão distorcida e totalmente inverídica que alguns associados vêm tentando impor contra o trabalho inicial desta comissão, no intuito vergonhoso de pôr em dúvida a isenção e idoneidade desta comissão com a clara finalidade de tumultuar o processo eleitoral.

As titulares da Comissão Eleitoral acumulam vários anos de profissão e possuem uma reputação a zelar. Buscando contribuir com o processo eleitoral, a comissão vem agindo de forma imparcial e sempre se baseando no regimento eleitoral, previsto no Estatuto da entidade. No entanto, antes mesmo de qualquer chapa ser inscrita, a Comissão se deparou com duas tentativas desleais que buscam manchar seus nomes usando para isso de MENTIRA.

Ocorre que a Comissão Eleitoral fez a primeira reunião para a escolha da presidência e das secretárias, no dia 22 de agosto do corrente ano, ocasião em que definiu a data da eleição. Além da presença das titulares, a Comissão Eleitoral deliberou por convidar as três suplentes – Daniele Franco (1a suplente), Cecília Amorim (2a suplente) e Shirley Castilho (3a suplente) – , mesmo não havendo previsão regimental para essa iniciativa, sendo assim meramente um gesto de demonstração de boa fé. No entanto, dentre essas suplentes, compareceu somente a 3a. A reunião também foi acompanhada pelos advogados do SINJOR-PA, Luan Pedro da Conceição e Brenda Oliveira Gusmão, além de Adison Ferreira, representante da diretoria do SINJOR-PA, conforme estabelece o regimento.

Durante a reunião, na frente de todos os presentes, incluindo Shirley Castilho, houve dúvida sobre a data de posse da atual diretoria, ocorrida no ano de 2020. Como o Estatuto da entidade determina que a eleição seja realizada 30 dias antes do fim do atual mandato; e também pelo fato da eleição passada ter acontecido em período anual inédito para a categoria dos jornalistas devido à pandemia pela Covid-19, se fez necessário telefonar durante a reunião para o presidente do SINJOR-PA, Vito Gemaque, a fim de confirmar a data da posse em 2020 e, consequentemente, também a data de encerramento da atual gestão.

No entanto, para a surpresa das titulares, a Comissão Eleitoral passou a receber comunicações de dois associados solicitando informações que trazem no seu bojo uma versão MENTIROSA sobre a conduta da Comissão Eleitoral durante a mencionada reunião. Versão essa que busca colocar as titulares sob desconfiança por ter feito a consulta telefônica ao presidente do SINJOR-PA.

É fundamental dar ciência a todos os jornalistas associados ao Sindicato que a Comissão Eleitoral está seguindo e vai continuar a seguir o que estabelece o Regimento Eleitoral, justamente como garantia de sua idoneidade, transparência e justiça.

Assim que for concluído o processo de inscrição e habilitação, a(s) chapa(s) inscrita(s), terá(ão) o direito de indicar um representante cada para acompanhar o trabalho da Comissão Eleitoral.Entretanto, desde já, para evitar novos episódios como esse, que buscam colocar em dúvida o trabalho à frente da Comissão Eleitoral, as titulares informam o que segue:

1) Tomar as providências cabíveis a respeito de tais mentiras;

2) Realizar futuras reuniões da Comissão Eleitoral exclusivamente com as presenças das três jornalistas titulares eleitas para tal, ao representante da diretoria, aos advogados da entidade e ao(s) colega(s) indicado(s) pela(s) chapa(s), caso ocorram as inscrições.

Belém, 01 de setembro de 2023

Enize Vidigal – Presidente

Selma Amaral – Secretária

Fátima Gonçalves – Secretária

© Copyright SINJOR