0

Sinjor-PA repudia novos ataques contra profissionais da imprensa

Posted by Administrator on 21 de maio de 2014 in ULTÍMAS NOTICIAS |

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudia novos ataques que prejudicam jornalistas durante a cobertura de protestos. O último episódio aconteceu na noite desta terça-feira, 20, em uma manifestação contra a realização da Copa no Brasil e o reajuste da passagem de ônibus, em Belém.

A confusão, que partiu apenas de um pequeno grupo, acabou descambando para outro lado e os jornalistas, hostilizados, foram vitimas de spray de pimenta e gás lacrimogêneo. As substâncias acabaram atingindo e causando mal estar aos colegas de todas as emissoras como, cinegrafistas, auxiliares, repórteres e fotógrafos de jornais impressos. O mais grave de tudo é que nenhum desses trabalhadores usava qualquer tipo de equipamento de segurança, o que deveria ser garantido pelos donos dos veículos de comunicação.

O Sinjor-PA  entende como legítima a livre manifestação, desde que pacífica e ordeira. Condena apenas a postura hostil de alguns que não representam o movimento. O que não podemos é permitir que seja cerceado o direito da população à informação.  É preciso deixar claro que os empregados dos veículos de comunicação não representam a política das empresas em que trabalham.

A entidade também reitera a cobrança de garantias de segurança para o desempenho profissional junto ao poder público e às empresas; uma das bandeiras levantadas pela instituição, principalmente a proteção dos trabalhadores da imprensa que saem às ruas para fazer este tipo de cobertura.

O Sinjor-PA lamenta o fato de que agressões semelhantes estejam se reproduzindo cotidianamente e se tornando um risco para o desempenho profissional dos jornalistas de diferentes meios de comunicação. Respeitando o direito de todos à opinião e o princípio da liberdade de expressão, solidarizamo-nos com todos os trabalhadores prejudicados e também fazemos um apelo pelo respeito ao trabalho dos profissionais que levam diariamente as notícias à sociedade.

Por fim, o Sinjor-PA convida os empresários que detém os veículos de comunicação e os sindicatos que os representam para discutir alternativas legais que garantam a manutenção da segurança dos jornalistas na cobertura das manifestações, sobretudo neste momento de constantes protestos motivados pela  insatisfação da população brasileira, com a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Somos contra a violência e a favor da liberdade de imprensa.  

Jornalista Vale Mais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013-2018 Sinjorpa All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.