0

Sinjor-PA participa do Conselho Estadual sobre Drogas

Posted by Administrator on 26 de abril de 2015 in ULTÍMAS NOTICIAS |

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) tem participado ativamente do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), tendo como conselheiras as diretoras Jeniffer Galvão (titular) e Roberta Vilanova (suplente). A finalidade do Coned é estabelecer as diretrizes da Política Estadual sobre Drogas, nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social, fiscalização e redução da oferta. As reuniões acontecem todas as terças-feiras na Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh).

Durante a reunião ordinária do dia 7 de abril, Dia do Jornalista, o Sinjor-PA atendeu a uma demanda do Conselho, levando o repórter policial e diretor do Sinjor-PA, Dilson Pimentel, para proferir uma palestra sobre “Reportagem Policial”, com a finalidade de informar como ocorre a processo de produção da matéria jornalística. A demanda surgiu a partir de uma crítica dos conselheiros sobre a postura de alguns jornalistas na abordagem de pessoas usuárias de drogas ou que tenham cometido algum crime.

Dilson explicou como a matéria é produzida e detalhou como realiza seu trabalho diariamente, ressaltando que tem que ter muito cuidado na hora da apuração dos fatos para não prejudicar o trabalho da polícia e, principalmente, a pessoa que está sendo investigada. “Procuramos sempre ouvir a versão do acusado, embora o ambiente policial já lhe seja desfavorável. Por isso, nem sempre é possível ouvir seu relato. O mais importante, porém, é mantermos uma postura de respeito com a pessoa envolvida na situação”, explicou.

Sobre a postura muitas vezes agressiva e indelicada de alguns repórteres, principalmente os de telejornais, Dilson informou que tal atitude depende da linha editorial do veículo, ou seja, “a política da empresa é que obriga o jornalista a agir, muitas vezes, de maneira desrespeitosa com as pessoas acusadas de cometer crimes, embora o Código de Ética dos Jornalistas nos oriente para que nossa atividade profissional seja pautada nos direitos humanos”, esclareceu.

Segundo Dilson, muitas vezes o repórter é responsabilizado porque ele é que vai para a rua e está na linha de frente do trabalho. No entanto, a matéria, depois de pronta, passa por edição, momento em que é feito o título, escolhidas as fotos e as legendas, o que pode dar uma outra conotação ao texto. “Por isso é importante o jornalista fazer um texto bem elaborado para, assim, reduzir as possibilidades de que o texto original seja deturpado ou dê margem a interpretações equivocadas”, explicou o jornalista.

Depois da palestra, Dilson respondeu perguntas dos conselheiros e encerrou dizendo que “a responsabilidade social do jornalista é muito grande porque o que ele diz tem impacto na vida da pessoa”.

Por fim, o presidente do Coned, Walmir Gomes, agradeceu a participação do Sinjor-PA e os esclarecimentos apresentados pelo jornalista Dilson Pimentel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013-2018 Sinjorpa All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.