SINJOR-PA fecha acordo com o Grupo Correio de Parauapebas

Depois de longas tratativas em Ação Civil Coletiva apresentada pelo Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA), foi celebrado, perante a 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas, acordo judicial no qual o Grupo Correio se compromete a não interferir de modo algum nas relações sindicais entre jornalistas e o Sindicato.

A Ação Civil Coletiva tratava de condutas antisindicais adotadas pelo Grupo para que os jornalistas empregados apresentassem oposição às contribuições decorrentes da nova Convenção Coletiva, tendo havido interferência significativa do Departamento de Pessoal no envio das oposições.

Com o acordo, as empresas do Grupo realizaram o pagamento das contribuições devidas, bem como assumiram a obrigação legal de “se abster de interferir de qualquer modo nas relações dos seus empregados com as respectivas entidades sindicais, em especial, que não procedam com qualquer pressão/cobrança/coação ou mesmo incentivo em relação ao direito de oposição a pagamento de contribuições negociais de qualquer natureza”. Tudo isso sob pena de multa de R$ 300,00 por ato.

A iniciativa se insere dentro de uma das grandes pautas de trabalho do SINJOR-PA, que é o fortalecimento da categoria nos municípios do Estado, destacando-se que o acordo envolve as cidades de Marabá, Canaã dos Carajás e Paraupebas.

Para o Presidente do SINJOR-PA, Vito Gemaque, o acordo é uma vitória da categoria e do Sindicato, pois representa o fortalecimento das negociações coletivas regularmente firmadas, sendo ainda uma importante sinalização para outras empresas que tentem interferir ilegalmente nas relações sindicais.

© Copyright SINJOR