Trabalhadores da Funtelpa aprovam assinatura de ACT com a volta do quinquênio

Assinatura do ACT marca uma conquista histórica da categoria e está agendada para a próxima quarta-feira, às 16h

Os trabalhadores da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) se reuniram nesta segunda-feira (30) e discutiram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Fundação.

O texto do ACT foi acordado e negociado com a Direção da Funtelpa e os Sindicatos dos Jornalistas (Sinjor) e dos Radialistas do Pará (Stert), assim como a comissão de trabalhadores da Fundação em reunião na manhã de hoje (30).

O acordo aprovado marca uma conquista histórica da categoria, que está há cinco anos sem ACT, e traz o retorno do pagamento do quinquênio aos funcionários da Fundação, assim como vários outros benefícios trabalhistas, além do estabelecimento de Comissão para a Criação e Implementação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) da Funtelpa.

Porém, o texto acordado não abarca os retroativos do quinquênio, nem a licença-prêmio, gratificação por titulação e a licença por motivo de doença em pessoa da família, que serão cláusulas debatidas nos próximos ACTs.

A negociação ocorreu após a decretação de estado de greve pelos trabalhadores da Funtelpa em Assembleia Geral no último dia 26, por causa da suspensão do pagamento da atualização do quinquênio e a não assinatura do ACT.

Depois da pressão dos trabalhadores, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentou um despacho na última sexta-feira (27) deferindo o pagamento do Quinquênio e validando o acordo, que foi debatido em reunião com a Direção da Fundação.

Na próxima quarta (01), às 16h, no sétimo andar da Funtelpa, está agendada a Assembleia Geral que irá aprovar a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho e assinar o documento com a gestão da Funtelpa, marcando essa conquista histórica dos trabalhadores.

© Copyright SINJOR