SINJOR-PA paga retroativos obtidos na Justiça para repórteres cinematográficos da TV Record

Quinta (09) e sexta (10) foram especiais para a diretoria do Sindicato de Jornalistas do Pará (SINJOR-PA) e para os repórteres cinematográficos da TV Record. As primeiras ações da Justiça do Trabalho começaram a ser pagas pelo Sindicato. Há outras seis ações de repórteres cinematográficos que devem ser julgadas em breve.

Após Ação Civil Coletiva (ACC) do SINJOR-PA, que resultou no enquadramento dos repórteres cinematográficos como jornalistas na TV Record, com o aumento dos salários pagos aos profissionais, o Sindicato está cobrando da empresa os retroativos de 2010 a 2020.

A estratégia da entidade é a de apresentar as execuções em nome próprio para preservar todos os trabalhadores, garantindo tanto o emprego desses profissionais, quanto o recebimento de direitos trabalhistas. A ferramenta conhecida como “substituição processual” permite ao Sindicato, como entidade representativa da categoria, cobrar e receber os recursos da empresa para, em seguida, repassar ao trabalhador. Este tipo de medida jurídica é necessária para que não haja intimidação e assédio das empresas contra os trabalhadores.

O SINJOR-PA reforça que não se intimidará com a pressão das grandes empresas de comunicação, que buscam interferir na independência sindical e atacam a entidade fortemente nos últimos meses. A diretoria do Sindicato está movendo ações na justiça que ultrapassam mais de R$ 3 milhões por direitos coletivos e individuais dos jornalistas em todo o Estado.

© Copyright SINJOR