O Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará (SINJOR-PA) esteve nesta terça-feira (24/09) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para dialogar e pedir apoio de deputados e deputadas estaduais na tramitação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa).
O documento está na Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) desde abril deste ano, mas teve o fluxo interrompido pelo Decreto n° 4.025, de 1° de julho de 2024, que dispôs sobre “medidas de racionalização a execução da despesa orçamentária no âmbito da Administração Pública estadual”. O SINJOR quer o apoio dos parlamentares para intermediar junto à Seplad e acompanhar a tramitação do PCCR no governo, para que seja submetido à votação na Alepa e posterior sanção do governador Helder Barbalho.
Na casa legislativa, o presidente da entidade, Vito Gemaque; a vice-presidente, Simone Romero; o diretor Alexandre Lins; e a representante da Comissão de Ética, Avelina Castro, foram recebidos no gabinete da deputada Livia Duarte (PSOL). Eles explicaram a importância da aprovação para a chefe de gabinete, Carolina Lazameth, e para o assessor jurídico, Walmir Brelaz, além de entregarem cópias do estudo de fundamentação e do projeto de lei do PCCR da Funtelpa. Ficou acordado que a deputada Lívia Duarte fará uma moção de apoio ao PCCR da Funtelpa, na próxima sessão ordinária, no dia 08 de outubro.
A comitiva sindical conversou ainda com membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Alepa. O líder do governo na Alepa, deputado Iran Lima (MDB), também recebeu o estudo do PCCR e, na ocasião, o parlamentar se comprometeu a analisá-lo. Os deputados Eraldo Pimenta (MDB) e Eliel Faustino (UB) também foram contatados na comissão e receptivos à demanda dos trabalhadores da Funtelpa.
No plenário da Alepa, os sindicalistas também foram ouvidos pela vice-líder do governo, deputada Maria do Carmo (PT). Ela destacou a ajuda na aprovação do PCCR do Detran e que está disposta também a contribuir com a tramitação e aprovação do PCCR da Funtelpa.

📷 Marcos Barbosa