PCCR da Funtelpa recebe apoio de deputados e deputadas na Alepa

Foto: Alessandra Serrão

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) recebeu apoio de deputadas e deputados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta terça (15/10). Os servidores da Funtelpa estiveram junto com os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) e do Sindicato dos Radialistas do Pará (Stert) na galeria da casa legislativa em manifestação a favor do PCCR.

Foto: Elioenai Andrade

A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) protocolou Projeto de Indicação, solicitando a adoção de medidas da presidência da Alepa para que o PCCR da Funtelpa saia do âmbito do executivo e chegue o quanto antes à Alepa para votação e consequente aprovação. O líder do governo na Alepa, deputado Iran Lima (MDB), saudou os servidores e se comprometeu em apoiar a pauta, assim como os deputados Carlos Bordalo (PT), Elias Santiago (PT), Coronel Neil (PL) e a deputada Paula Titan (MDB). Anteriormente, a deputada Maria do Carmo (PT) – vice-líder do governo – também declarou apoio ao PCCR da Funtelpa e oficiou à Seplad, pedindo agilidade na tramitação do projeto.

A deputada Lívia Duarte vai intermediar o agendamento de uma reunião com o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), para discutir o projeto que beneficiará aproximadamente 150 servidores da Fundação.

Emissoras da COP30 – Em 2025, o governo do estado pretende fazer dos veículos Cultura os grandes canais de divulgação da COP30. Porém, essa intenção deve ser acompanhada da devida valorização do seu quadro funcional. Em 46 anos de história, a Funtelpa é um dos poucos órgãos do governo do estado que não conta com PCCR ou qualquer tipo de progressão de carreira. Segundo levantamento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), a média salarial na fundação é pouco superior a R$ 2.600, uma das mais baixas de todo o governo estadual. Apesar disso, os profissionais se desdobram para levar ao público 11 programas de TV; 20 de rádio; além das constantes atualizações e transmissões ao vivo do Portal Cultura, bem como das redes sociais.

Foto: Camila Lima

A Cultura Rede de Comunicação é um Patrimônio Cultural do Estado, reconhecida por produzir jornalismo e entretenimento de qualidade, além de ser carinhosamente chamada de “casa do artista paraense”.

O SINJOR-PA e STERT-PA continuarão com as mobilizações internas e externas na Funtelpa pela aprovação do PCCR e por concurso público para a Rede Cultura (rádio, televisão e portal).

Filie-se ao SINJOR-PA! Fortaleça os sindicatos!

© Copyright SINJOR