Diretoria do SINJOR-PA marca presença no 22º Encontro da SBPJor em Belém

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas no Estado Pará (SINJOR-PA) participou da abertura do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), na última quarta-feira, 06, na UFPA, em Belém. O evento reúne pesquisadores do campo acadêmico do Jornalismo, de todo o Brasil, em diferentes estágios de formação, para promover uma reflexão pluralista sobre os problemas emergentes do campo.

Na oportunidade, o presidente do SINJOR-PA, Vito Gemaque, chamou a atenção para a necessidade de mais pesquisas científicas sobre as difíceis condições enfrentadas pelos trabalhadores. “Há uma distância entre a academia e os jornalistas do mercado de trabalho. Vivenciamos diariamente o assédio moral, a expansão da precarização do trabalho, e as reiteradas tentativas dos patrões para acabar com direitos históricos, como nossa carga horária de cinco horas, e até mesmo a contratação em regime CLT, que garante férias, 13º, fundo de garantia e aposentadoria. Mas onde estão as pesquisas científicas sobre estes temas?”, indagou Gemaque. A provocação teve o propósito de conclamar pesquisadores a se aproximarem do Sindicato para que, juntos, possam fazer com que o conhecimento científico sobre esses temas colaborem com a luta dos trabalhadores.

Os professores de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA), e os representantes sindicais se dispuseram a estreitar ainda mais os laços para debaterem temas importantes para o retorno da obrigatoriedade do diploma, a necessidade do registro profissional para o exercício da profissão e a precarização das relações de trabalho. A professora Elaide Martins, da FACOM e do PPGCOM/UFPA, informou que a UFPA aumentou o número de grupos de pesquisa que se debruçam sobre estes temas.

O Sindicato também participou de Mesa Redonda no SBPJor, com o tema “Jornalismo na Amazônia: enfrentamentos à desinformação, violência e crise climática” com a participação de Rose Gomes – membra do Conselho de Ética, do GT Violência contra Jornalista e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Sinjor) – que apresentou o I Relatório: ‘Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Pará’”.

© Copyright SINJOR