Ex-presidente da Funtelpa será julgado por assédios sexuais e morais na Fundação

Parecer de comissão de servidoras jornalistas que apurou casos foi fundamental para Ministério Público do Pará (MPPA) aceitar denúncia

O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA) acompanha com atenção o desfecho das investigações contra o ex-presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Hilbert Nascimento, por assédio moral e sexual.

A justiça acatou a denúncia assinada pela promotora Bethânia Maria Corrêa e o processo agora segue para execução. A primeira audiência está marcada para o dia 18 de fevereiro de 2025 na sede da 4ª Vara do Juizado Especial Criminal de Belém, sob direção da juíza Silvana Maria de Lima e Silva.

Relembre o caso – As acusações começaram a ser investigadas ainda na esfera administrativa, dentro da Funtelpa, em março de 2024, através de comissão de sindicância composta somente por jornalistas mulheres. O processo investigativo foi norteado pela Lei nº 5.810/94.

Vale lembrar que o SINJOR-PA contribuiu ativamente para a instalação da sindicância, já que cobrou da presidência da Funtelpa providências em relação ao caso desde que surgiram as denúncias no fim de janeiro. Além disso, oficiou o governador Helder Barbalho e a Casa Civil, solicitando o afastamento do acusado, no início das investigações.

O Sindicato celebra a importância dada pela justiça estadual, que demonstra a importância da formalização da denúncia pelas trabalhadoras e trabalhadores como forma de inibir o assédio moral e sexual nas empresas, além de encorajar vítimas a denunciarem agressores e combater a impunidade.

© Copyright SINJOR