Os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (SINJOR-PA) reuniram com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Pará (SRTE-PA), Paulo Gaya, na última quinta-feira (28/11) para resolver a demora da emissão dos registros profissionais pelo órgão. Nos últimos meses, o sistema do Ministério do Trabalho tem enfrentado dificuldades seja com problemas técnicos ou com a mudança de servidores, o que atrasou vários registros que já esperavam há mais de dois meses pela emissão.
O presidente do SINJOR-PA, Vito Gemaque, a vice Simone Romero, e o diretor de registros e sindicalizações Jaime Ferreira entregaram uma lista com 12 registros de jornalistas que o prazo de 30 dias úteis já venceu, ou estão prestes a vencer.
O superintendente Paulo Gaya, juntamente com o servidor responsável pela análise dos processos de registros, assegurou que os documentos serão emitidos e será dada prioridade para aqueles que estão há mais tempo no sistema. A superintendência se colocou a disposição da entidade sindical para dar celeridade aos processos já na primeira semana de dezembro.
Também ficou acertada um novo encontro entre a diretoria do SINJOR-PA e o gestor da SRTE-PA, para discutir ações conjuntas de incentivo regularização do mercado de trabalho com os registros profissionais e fiscalização nas empresas de comunicação em 2025, visando a cobertura COP30 – a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) – para que somente profissionais registrados possam exercer a função.
“A reunião foi muito proveitosa. O SINJOR-PA está com projetos importantes para o ano de 2025. Muitos deles envolvem a realização da COP30 em Belém. Devemos aproveitar essa oportunidade para resolver sérios problemas na nossa categoria como a falta de cobrança pela obrigatoriedade do registro profissional. 2025 será o ano que iremos avançar na regularização do mercado de trabalho para os jornalistas para evitar que outras categorias invadam nossa área de atuação nos veículos de comunicação”, destacou o presidente Vito Gemaque.