Após uma difícil negociação que se arrastou por sete meses, o Sindicato de Jornalistas do Pará (SINJOR-PA) fechou acordo na tarde de hoje, 6, com o Sertep, sindicato patronal, celebrando a Convenção Coletiva de Trabalho 2024 dos jornalistas, que garante, entre outros pontos, um reajuste salarial de 4,5% para categoria, a partir deste mês.

O acordo foi fechado em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), após diversas tentativas de mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e dos próprios desembargadores. O documento assegura a manutenção da maioria das cláusulas sociais da Convenção Coletiva anterior, impedindo que direitos da categoria retrocedessem.
A Convenção Coletiva terá validade de dois anos no que se refere aos aspectos sociais, devendo o reajuste do próximo ano ser objeto de mobilização da categoria e novo debate entre as partes, a partir da data-base de maio de 2025.
Neste contexto de crise econômica, é uma vitória do Sindicato e da categoria, que conseguiu a reposição inflacionária anual e mais um aumento real de 1,24%. Ainda é pouco para o que os jornalistas necessitam, mas seguiremos na luta sempre em defesa dos direitos dos jornalistas.