O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) manifesta profunda indignação e repúdio ao tratamento desrespeitoso e hostil dispensado aos profissionais da imprensa durante a cobertura de dois eventos promovidos pelo novo governo municipal de Altamira, nos dias 1º e 2 de janeiro de 2025.
No dia 1º de janeiro, durante a posse do prefeito e vereadores no Centro de Eventos Vilmar Soares, os jornalistas enfrentaram uma série de dificuldades para realizar seu trabalho. O cerimonial do evento, vinculado ao novo governo, utilizou o microfone para reclamar que os jornalistas “incomodavam” o público por estarem próximos ao palco.
Em outros momentos do evento, membros do cerimonial se aproximaram dos profissionais e, de forma insistente, pediram que deixassem o local. Durante o show com cantores paraenses, realizado após a cerimônia, os jornalistas foram impedidos de acessar a área do palco, sendo novamente hostilizados.
Os ataques à dignidade dos jornalistas continuaram no dia seguinte (2), durante um evento intitulado “Café da Tarde com a Imprensa”. Apesar do convite direcionado aos profissionais, novamente não foi disponibilizado um espaço adequado para organização do trabalho, nem cadeiras ou cordão de isolamento. Por duas vezes, os jornalistas foram orientados pelo cerimonial a se afastarem da frente dos convidados, sob o pretexto de que estariam “atrapalhando” os familiares do novo gestor.
Diante da gravidade dos fatos, o Sinjor-PA acionará o prefeito de Altamira para que forneça esclarecimentos formais sobre os incidentes e adote as medidas necessárias para evitar a repetição de situações semelhantes.