Uma rodada de reuniões entre trabalhadores e membros da gestão com todos os setores da Funtelpa foi iniciada nesta terça-feira (18/03) para discutir problemas internos da fundação. O calendário de reuniões atende a uma solicitação dos sindicatos dos jornalistas (Sinjor-PA) e radialistas (Stert) e do movimento Funtelpa Forte para buscar a adoção de medidas que reduzam os problemas causados pelo déficit de servidores na fundação. Um estudo dos sindicatos aponta que o órgão opera, hoje, com 300 servidores a menos do que prevê a lei que regulamente a fundação, a Lei 7.215/2008.
A primeira reunião foi com as diretorias Administrativa Financeira e de Jornalismo. O SINJOR-PA e o Movimento Funtelpa Forte, junto com trabalhadores da produção e do operacional, apresentaram um levantamento feito junto aos setores, que demonstra a situação atual de pessoal e apontando alternativas emergenciais.
O presidente da Funtelpa, Miro Sanova, recebeu o levantamento e ouviu todas as falas dos servidores presentes e se comprometeu em providenciar a contratação emergencial de novos servidores. Os setores trabalham neste momento com quantidade reduzida para os trabalhos necessários na Funtelpa. Os novos servidores ocuparão vagas nos cargos de cinegrafistas, editores de imagem e produtores, que são os setores de maior necessidade, segundo levantamento. Na ocasião, Miro ressaltou a perda de um contrato de 17 servidores, no ano passado, além do corte orçamentário em 2025, em torno de 30% a menos em relação a 2024.
As dificuldades da Funtelpa em relação ao déficit de servidores são muito graves e os sindicatos já entraram com uma ação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), cobrando concurso público do executivo paraense. A ação tramita há cerca de um ano no MPT, mas nenhuma audiência foi marcada até o momento. O órgão, no entanto, já solicitou documentação à fundação, sobre o quadro dos servidores. As entidades tentam agendar uma audiência com a procuradora responsável.
Os sindicatos e servidores também colocaram em pauta a questão das diárias pagas aos servidores durante coberturas em localidades fora de Belém, pois há casos em que não houve o pagamento por conta do tempo hábil necessário para a solicitação. Em relação a isso, Miro Sanova determinou que o prazo mínimo permitido (em situações emergenciais) para que os coordenadores solicitem as diárias é de 3 dias antes da viagem para que seja possível fazer a tramitação adequada para providenciar o pagamento das diárias cabíveis. Porém, o prazo correto é que a solicitação seja feita oito (08) dias antes. Caso não seja adotado o procedimento correto do pagamento das diárias, o trabalhador não está habilitado para viajar para a realização da cobertura.
Durante a reunião, os sindicatos, ainda, cobraram da gestão a criação do grupo de trabalho para tratar da instituição do Conselho Curador. Na ocasião, a diretoria administrativa financeira informou que a portaria seria publicada nesta quarta-feira (19), o que foi concretizado, conforme consta em Diário Oficial do Estado (DOE). O grupo nomeado na portaria trabalhará na organização do processo, com as listas e currículos das pessoas para serem encaminhadas ao governador Helder Barbalho, que tem o poder para nomear o Conselho Curador. Também será enviado ao governador as listas e currículos propostos para os conselhos fiscal e de programação, todos previstos na Lei 7.215/2008.
Na próxima semana, as reuniões serão com as diretorias do Portal e Rádio. As informações de datas e horários ainda serão definidas e informadas pela gestão.