O presidente Vito Gemaque e a secretaria de interior Karina Pinto, do Sinjor-PA, visitaram as redações da TV Mirante (Record), Rádio e TV Vale do Xingu (SBT), TV Cidade (Band) e TV Liberal e realizaram assembleia presencial
Os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) visitaram as maiores redações de jornalismo de Altamira, na região sudoeste do Pará, para conversar, conhecer a realidade dos colegas e convidá-los a participarem da entidade. O presidente Vito Gemaque e a secretaria de interior Karina Pinto foram nesta terça (21) e quarta-feira (22) até às redações da Rádio e TV Mirante (Record), Rádio e TV Vale do Xingu (SBT), TV Cidade (Band) e TV Liberal. O intuito da ação foi convidar os colegas para o processo de criação de uma futura Diretoria Regional do Sinjor no Xingu.
A categoria ainda reuniu presencialmente em assembleia geral pela primeira vez na história em Altamira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Familiares de Altamira (STTR). A ação teve o apoio também do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Altamira (Sintepp) e do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (Sindju).
Historicamente, o Sindicato dos Jornalistas sempre ficou concentrado na Região Metropolitana de Belém (RMB), gerando um sentimento de abandono nos jornalistas de outras regiões do Estado. A cidade de Altamira é um dos principais município do Pará com uma população estimada em aproximadamente 126 mil pessoas localizada na região sudoeste do Pará com uma distância de 762 quilômetros da capital Belém.
As diretorias regionais são organismos do sindicato responsáveis por representar, organizar e coordenar o Sinjor nas outras regiões do Estado. Atualmente, o Sinjor-PA possui apenas a Diretoria Regional do Tapajós (DRTap), responsável por 21 municípios com Santarém como polo.
Na avaliação dos diretores, as ações marcam um novo momento na história do sindicato paraense na região que sempre possuiu grandes veículos de comunicação, mas nunca foi representado.
“O início da nossa segunda gestão Sempre Na Luta mais uma vez faz história no Sindicato dos Jornalistas cumprindo uma promessa de campanha ao avançar na interiorização do sindicato. Nós já temos uma ideia de que a situação dos jornalistas no interior é pior do que na capital, com menos direitos, atrasos de salários, não assinatura de carteiras de trabalho, carga horária exaustiva, contração de pessoas que não são jornalistas para os nossos cargos, e muitas outras coisas. As visitas são importantes para fazer um primeiro contato direto com os colegas, mostrar que o sindicato vai estar presente e que eles podem contar conosco”, destacou o presidente Vito Gemaque.
O próximo passo para avançar na criação da nova diretoria regional será organizar um grupo de jornalistas da região de Altamira para realizar a apuração de informações sobre a categoria nos municípios para embasar um estudo sobre a criação da futura diretoria do Xingu. Os trabalhos serão acompanhados pela secretaria de interior, Karina Pinto.
“Considero que a vinda do presidente do Sinjor a Altamira reacendeu a esperança de unirmos a classe e voltarmos a lutar pelos nossos direitos. Por anos a região do Xingu ficou isolada, com os profissionais desassistidos e sendo desrespeitados em seus direitos. É um primeiro passo muito importante e os colegas aqui na cidade receberam muito bem o sindicato”, analisou a diretora Karina Pinto.
Durante as visitas, vários jornalistas demonstraram interesse na emissão do registro profissional e outros se filiaram ao sindicato. Os profissionais também relataram casos de cerceamento à liberdade de imprensa e ameaças que estariam acontecendo no município por uma delegada da Polícia Civil (PC). O Sinjor-PA irá apurar os casos para encaminhar um documento para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e para a Polícia Civil. O sindicato orienta que todos os jornalistas que sofrerem qualquer tipo de cerceamento ou ameaça devem procurar o Sinjor para registrar o caso e receber orientações sob como proceder.